África do Sul

África do Sul

sábado, 12 de novembro de 2011

As 7 Maravilhas Naturais de 2012

Amazónia, no Brasil, Baía de Halong, no Vietnam, cataratas de Iguaçu, no Brasil e Argentina, ilha vulcânica de Jeju, na Coreia, o parque Natural de Komodo, na Indónesia, o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, e a Table Mountain, na África do Sul. São estes os mais votados para figurar na lista das Novas Sete Maravilhas naturais. Os resultados vão ainda ser validados.
 A votação electrónica para eleger as novas sete maravilhas da natureza terminou ontem, ao ultimo minuto (horário GMT) do dia 11-11-2011. Os resultados preliminares já foram apresentados, e deixaram o Brasil com a vantajosa posição de ter duas "maravilhas" dentro das suas fronteiras, a Amazónia, e as cataratas do Iguaçu. Estas últimas, porém, partilha-as com a Argentina.





Para além da Amazónia e das Cataratas do Iguaçu, também as famosas table montains, na Cidade do Cabo, África do Sul, figuram entre os mais votadas dos 28 finalistas que estavam a escrutínio. Verdadeiro ícone do país, as table mountains erguem-se 1.086 metros acima do nível do mar, e albergam mais de 1.470 espécies de plantas.



As restantes maravilhas da natureza estão todas na Ásia. E chegou a ser notícia a forma como os países daquele continente se apoiaram mutuamente na promoção das suas maravilhas naturais. No Vietname, foi eleita a baía de Halong, uma costa de 120 quilómetros e 1.969 pequenas ilhas. Na Coreia do Sul, foi escolhida a ilha vulcânica de Jeju, onde se situa o adormecido vulcão Hallasan que se ergue até 1950 metros acima no nível das águas do mar, sendo, por isso, a montanha mais alta do país.





Ainda na Ásia, foi selecionado o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia, uma área protegida que se estende por 1.871 metros quadrados. E, por fim, o parque do rio subterrâneo de Puerto Princesa, na ilha de Palawan, nas Filipinas. O rio entra pela "terra dentro" através de um canal navegável durante oito quilómetros, revelando grutas escavadas e impressionantes estalactites e estalagmites.

Os resultados ainda vão ser validados e verificados por uma equipa independente, e podem, por isso, estar sujeitos a alterações. A confirmarem-se os resultados destes escrutínio que, segundo o presidente da fundação New7Wonders, Bernard Weber, "foi muito interativo e participado", no início do ano de 2012 serão marcadas as datas das cerimónias para assinalar a "eleição" em cada um dos locais escolhidos.

“Quando forem validados oficialmente, estes locais farão parte da memória global da humanidade para sempre”, escreve a fundação em comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário